Por ter se desenvolvido em um momento em que a participação feminina na força de trabalho period reduzida, historicamente o setor conta com presença majoritariamente masculina: engenheiros, mestres de obras, administradores e economistas.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do Site.
Sua carreira foi desenvolvida em empresas das áreas jurídicas e energia renovável, principalmente do segmento solar, criando estratégias de comunicação e advertising para melhorar o posicionamento diante dos setores de atuação.
Foi depois da convivência com mulheres de outros países em intercâmbio na Nova Zelândia que ela percebeu mais claramente toda a desigualdade de gênero neste setor no país.
Nos postos de liderança das empresas e organizações atuando em energia solar no mundo, as mulheres representam thirty% da força de trabalho, próximo da média de 31% de participação em todos os setores da economia.
De um modo geral, muitos dos desafios que permeiam a inclusão de mulheres no ramo da energia solar, também estão presentes em outros segmentos.
Em grande parte da minha história no setor, me senti bastante respeitada. Quando senti desconforto, questionei o tratamento, embora eu entenda que nem todas as mulheres possam fazer o mesmo.”
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: [email protected].
É uma estratégia que inúmeros países estão adotando para incentivar que os consumidores passem a utilizar fontes de energia alternativas.
Por esse motivo, a Rede trabalha para mapear o setor e, assim, fazer recortes de gênero e traçar estratégias para construir um ambiente mais equilibrado entre mulheres e homens.
Início / Artigos / Opinião / Mulheres na energia solar: sua formação e o mapeamento da atuação no setor
Apesar do setor de energia solar ser um destaque na geração de emprego para mulheres, as desigualdades de gênero permanecem sendo um grave problema no Brasil.
A rede também compartilha a visão da necessidade de avançar em direção a um novo modelo de energia renovável, limpo, distribuído e democrático. Acredita que a energia solar deve ser more info um pilar elementary deste futuro modelo.
Ela reforçou também que é preciso dar mais voz às mulheres que já estão no setor elétrico, pois isso mostra que existe espaço para as estudantes.